A oficina "Conservação Preventiva em Acervos Museológicos", ministrada por Gisele Morgão, aborda os princípios, técnicas e desafios da preservação de acervos em museus, destacando a importância de ações preventivas para garantir a integridade do patrimônio cultural. O conteúdo perpassa desde definições conceituais até práticas específicas de conservação, enfatizando a necessidade de planejamento e gestão de riscos.
Gisele Morgão é professora da Educação Básica redes pública e privada. Docente no Ensino Superior na UniPinhal. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), licenciada em História pelo Centro Universitário ETEP de São José dos Campos, bacharel em Museologia pelo Claretiano, especialista em Arquivo: Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com uma pesquisa voltada à Museologia Escolar e ao Patrimônio Histórico Educativo, ancorada na perspectiva da Sociomuseologia, com ênfase na prática do Inventário Participativo como ferramenta de valorização dos saberes escolares. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNICAMP), com a pesquisa articulações entre corpo escolar, currículo e práticas artísticas na escola pública paulista.
O projeto Resguardo da Memória e da História: Plano Museológico do Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César foi contemplado pelo Edital 36/2024 PNAB/PROAC por meio da Secretaria de Estado da Cultura Economia e Indústria Criativas com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal. A execução do projeto se dá no Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro César com a anuência da Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal por meio de seu Departamento de Cultura. O projeto ainda conta com apoio da Unipinhal por meio da equipe técnica formada por professores e alunos do curso de licenciatura em História.












